DIVINDADE DE JESUS

Algumas pessoas teimam em afirmar: "Na Bíblia não há nenhuma passagem afirmando a divindade de Jesus".

Os líderes destes ataques conhecem o Novo Testamento de cor. Pergunto de novo: "Como é que podem afirmar e espalhar por todas partes tais calunias?"

* Já no inicio do Evangelho de Mateus (1,23) Deus revelou a São José, sob a metáfora do Anjo do Senhor, em sonhos, "não temas receber Maria, tua mulher, pois O que Nela foi gerado vem do Espírito Santo (...). Tudo isto aconteceu para que se cumprisse o que o Senhor havia dito pelo profeta: Eis que a Virgem conceberá e dará a luz um Filho e lhe darão o nome Emanuel, que significa Deus conosco". 

* E também já no inicio do Evangelho de São João (1,1.14.17): "No principio era o Verbo (...) e o Verbo era Deus (...) e o Verbo se fez carne e habitou entre nós e nós vimos a Sua gloria como a glória do unigênito do Pai (...) A graça e a verdade nos vieram por Jesus Cristo".

* "Há tanto tempo estou convosco, e tu não Me conheces, Filipe? Quem Me viu, viu o Pai" (Jo 14,9). "Eu e o Pai somos um" (Jo 10,30).

* E São Paulo frisa: Jesus, antes de vir a este mundo, preexistia como Deus (Fl 2,6). No tempo marcado pelos decretos divinos, o Filho é enviado pelo Pai para salvar o mundo (Gl 4,4;1Cor 10,11;Rm 3, 22-26).

"Cristo Jesus. Ele tinha a condição divina (...), o ser igual a Deus (...), mas esvaziou-se a si mesmo e assumiu a condição de servo tomando a semelhança humana" (Fl 2,6).

* Etc. Etc. Reconheçamos com Santo Tomé prostrado diante de Jesus Ressuscitado: "Meu Senhor e meu Deus" (Jo 20,28).

   Claro está que, como sempre, para dirimir qualquer questão ou interpretação da Revelação, o importante são os milagres. Inclusive pouco adiantaria que os Evangelhos e o próprio Jesus afirmassem que era Deus se não tivesse a prova dos milagres.

[Entre parênteses uma curiosidade interessante, ou se querem muito significativa, até quase me atreveria a dizer que providencial: Belém significa Casa do Pão (sagrado, Cristo Eucaristia). E antigamente se chamava Efratá, que significa a fértil (o próprio Criador como colheita). Fechemos o parêntese].

Pe. Oscar G. Quevedo S.J.

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