Exaltação de Maria na Bíblia

     A Bíblia abre e fecha exaltando Maria. Logo no inicio, no Gênesis, já Deus anuncia: “Porei hostilidade entre ti e a Mulher, entre tua linhagem e a linhagem dela. Ela te esmagará a cabeça” (Gn 3,15). E no Apocalipse: “Um sinal grandioso apareceu no céu: uma Mulher vestida com o sol, tendo a lua sob os pés e sobre a cabeça uma coroa de doze estrelas (...). Apareceu então outro sinal no céu: um grande dragão, cor de fogo, com sete cabeças e dez chifres (...). Ela deu a luz um Filho, um varão, que ira reger todas as nações” (Ap 12,1ss).

     E como a interpretação mariana destes textos, entre outros -(Maria e seu Filho vencendo os poderes do mal)- pode ser difícil para outras religiões, citemos outros textos da Bíblia mais claros. Logo no inicio da história messiânica o Anjo Gabriel fala a Maria: “Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo (...) Encontraste graça diante de Deus. Eis que conceberás e darás a luz um Filho (...), Filho do Altíssimo (...) O Espírito Santo virá sobre Ti, e o poder do Altíssimo vai te cobrir com a sua sombra, e por isso o Santo que nascer será chamado Filho de Deus” (Lc 1,28.30-32.35). O que há de errado em afirmar que Maria é Esposa do Espírito Santo e Mãe do Filho de Deus?

     E pouco depois, quando conta a visita de Maria a Isabel, a Bíblia diz que Isabel, “repleta do Espírito Santo, com um grande grito exclamou: ‘Bendita es tu entre as mulheres, e bendito é o fruto do teu ventre! Donde me vem que a Mãe do meu Senhor me visite?’” (41-43). E pouco depois, no “Magnificat”, a Bíblia profetiza com as palavras de Maria: “Doravante todas as gerações Me chamarão bem-aventurada, pois o Todo-Poderoso fez em Mim grandes coisas” (48s). Etc.

 

Pe. Oscar G. Quevedo S.J.

Voltar