Society for Psychical Research

   SPR. Sigla da “Society for Psychical Research”, fundada em Londres em 1882, para o estudo científico dos Fenômenos Parapsicológicos.

 

   Reuniu sábios universitários de primeira categoria, inclusive vários Prêmios Nobel em diversos campos do saber. A iniciativa partiu de William Barret, de Frederic Myers e de J. Romanones. Participaram da fundação os conhecidos Parapsicólogos Henry Sidgwick, Richard Hodgson, Edmond Gurney e Frank Podmore. O primeiro presidente da Sociedade foi Henri Sidgwick, a que se seguiram na presidência, sucessivamente, nomes muito conhecidos no âmbito científico, como William Crookes, William James, Oiliver Lodge, Charles Richet, Henri Bersong,  etc.

 

    Publicou além de livros os boletins “ The Journal of S.P.R.”. que continua publicando até hoje, e os “Proceedigns of  S.P.R”. Proceedigs = procedimentos, desde 18982 onde foram publicados milhares de Casos Espontâneos e Experiências Qualitativas, o que constitui o mais “importante e criterioso conjunto de fenômenos misteriosos”.

   Logo, em 1886, fundou-se nos Estados Unidos a American Society for Psychical Research (ASPR), primitivamente como filial, mais tarde, em 1889,  como  sociedade autônoma. Publica a revista “The Journal of the ASPR” e, tal como a sua congênere londrina, agrupa estudiosos dos Fenômenos Parapsicológicos, promove investigações nesse campo, publica boletins e informações das reuniões. Dispõe de um serviço de informação.

   Posteriormente foram surgindo em diversas cidades de diversos paises filiais”desta sociedade, como a SPR de Milan, a SPR de Joanesburgo, etc. A destacar a  Boston Society for Psychical Research” (BSPR), fundada em maio de 1925 pelo Dr. Weller Franklin Price, investigador que fora da ASPR.

  “Proceedings...” é também o título de publicações oficiais de diversas sociedades de pesquisa em Parapsicologia: por exemplo, após os “Proceedings da SPR”, os da ASPR em 1885-1889 e em 1907-1927; posteriormente os do “National Laboratory of Psychical Research”, de Londres, que tal como a BSPR atualmente publicam livros e boletins e já não “Proceedings...”.

Voltar