SUGESTÃO
Todos somos sugestionáveis. Uns mais, outros menos. Existem pessoas que se habituaram, desde cedo, a só agir em obediência às idéias e aos sentimentos dos outros. Têm vontade fraca e aceitam, sem questionar, as sugestões que lhes são dadas. São as famosas vaquinhas de presépio. Morrem de dificuldade na hora de dizer NÃO. Somos essencialmente imitadores. A força de persuasão da moda está aí e não me deixa mentir. As novelas e alguns comunicadores têm conseguido mexer com a cabeça de muitos e até alterar comportamentos e o jeito de falar. A sugestão pode vir também pela repetição. O provérbio diz que "água mole em pedra dura em pedra dura tanto bate até que fura". E é verdade. Certas coisas afirmadas repetidas vezes acabam por ser aceitas como verdadeiras. Cuidado, portanto. As forças sugestivas também têm graus. Existem indivíduos que jamais serão bons vendedores ou candidatos bem-sucedidos no campo da política. Seus argumentos e seu todo não conseguem impressionar os ouvintes. Por outro lado, sabemos de pessoas que têm tanta confiança em si que conseguem influenciar favoravelmente os que estão à sua volta. Hoje a propaganda virou arte. Há todo um aparato que pode reforçar a idéia que se quer passar. A voz deve transparecer a convicção de que o orador está imbuído. O tom deve ser natural e vigoroso (sem autoritarismo). A escolha das palavras também é importante. Tem palavras que são fortes por sua natureza. Os gestos e a postura exercem também grande influência. Tudo é válido quando o objetivo é impressionar. O sucesso da sugestão está no fato de ser um apelo dirigido ao sentimento e às emoções mais do que à razão. É o sentimento a mola que faz mover as multidões. A História tem exemplos interessantíssimos de líderes que levaram milhares de pessoas a agirem de maneira impulsiva em obediência ao comando do chefe. A AUTO-SUGESTÃO é quando a pessoa passa uma ordem à sua própria mente. Os casos de auto-sugestão multiplicam-se nestes tempos atribulados de crise. Cito alguns.
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