Talento do Inconsciente

     Não só o inconsciente pode fazer tudo o que o consciente faz, mas inclusive supera ao consciente amplamente em inteligência.

      O inconsciente, aliás, tende a dramatizar segundo as próprias idéias; frequentemente também amplia mínimos estímulos e os interpreta; às vezes recorre a dramatizações ou símbolos tão exagerados que podemos dizer que se converte em caixa de ressonância.

      A esse conjunto de notáveis qualidades chamamos "talento do inconsciente".

     Quantas vezes as pessoas agem de maneira esquisita "sem saber porquê". Quantas vezes muitas pessoas estão tristes e não sabem o motivo. Ás vezes há causas fisiológicas, mas em uma boa porcentagem dessas ocasiões, uma análise profunda descobriria os motivos incosncientes de ordem intelectual, Sensações inconscientes, fatos arquivados no incosnciente se associam, dando origem a imagens incosncientes e sentimentos, dos quais o consciente só se apercebe depois pelos efeitos: está triste, age por impulsos, não sabe os motivos de seus atos, etc.

      Na fase sonambúlica da hipnose, comprova-se facilmente a associação inconsciente. Sabemos já que a memória se exalta reproduzindo com espantosa exatidão, cenas, pormenosres, conhecimentos que pareciam totalmente esquecidos. A imaginação por sua vez, aviva-se também, a linguagem atinge um brilho e colorido notáveis.

      O talento do inconsciente é, às vezes, tão grande, que alguns autores foram levados erroneamente a atribuir responsabilidade ao sono, porque havia nos sonhos inteligência. Os loucospodem ser muito inteligentes; são porém, irresponsáveis, porque a responsabilidade depende principalmente da vontade e liberdade.

      Há quem defenda que nos sonhos produzem-se operações intectuais superiores às que realizamos quando estamos acordados.

     Intuições- a intuição é uma visão intelectual que parece vir do fundo da alma, uma revelação vinda do interior e que não depende do esforço mental. De repente percebemos alguma coisa que, depois frequentemente, comprovamos ser preciosa e verdadeira.

      Pasteur dizia que as grandes intuições só eram dadas aos que se preparavam para recebê-las. Na maioria dos casos é assim. O investigador ou o experimentador, por exemplo, têm de repente uma intuição genial, sem saber de onde veio, mas antes tinham empregado muito tempo e energia na procura da solução que agora se apresenta imediata, "irracional", "sem lógica".

      É o resultado de um raciocínio inconsciente.

      Persigout, matemático, demonstrou que. Descartes, como Kepler, Pascal e outros deveram uma grande parte de suas descobertas ao raciocínio do inconsciente. Particularmente os grandes poetas, pintores, músicos, etc, devem muitas das suas obras de arte ao seu inconsciente.

     O trabalho do inconsciente aparece ou se exerce também em estados alterados de consciência, como o transe, hipnose, etc... Muitas pessoas espantam-se frequentemente com essa classe de fenômenos do talento do inconsciente, realizados em seções de pessoas em transe (mas que acreditam estarem "incorporadas por divindades, espíritos, demônios, etc).

      Sabem essas pessoas quantos dados capta e armazena o inconsciente, mesmo de uma pessoa inculta?

      Devemos ter em conta também o conheciemento por via paranormal (Telepatia, precognição), que pode somar-se aos conhecimentosarquivados no inconsciente. Todos esses conhecimentos podem ser combinados, elaborados, dando como resultados, magn[ificas "revelações" intelectuais. Isto acontece especialmente nas pessoas que entram em transe constantemente (médiuns por exemplo), onde o treino durante anos prejudicou cada vez mais o equilíbrio psíquico de forma a facilitar muito a manifestação do inconsciente.

      É o desconhecimento das possibilidades do inconsciente que levou tantas pessoas a atribuir tais fenômenos a manifestações do além.

     Em certos ambientes, a dramatização tipo "aparições dos mortos" é bastante frequente. A propaganda e crença no espiritismo, ocultismo, esoterismo, possessão demoníaca, etc, provavelmente é a causa de que o inconsciente adote este tipo de dramatização, dado a tendência que tem o incosnciente de se acomodar ao ambiente.

     Exemplo: Um jovem lembrava-se de que seu falecido pai tinha comprado e pago um pequeno terreno, mas não tinha podido ele herdar por não possuir os documentos legais nem saber onde poderiam estar arquivados. Em processo judicial, estavam disputando a posse, com perigo de ele perder o terreno. Preocupado, dormia na véspera do julgamento, e sonhando, viu seu pai, que lhe dizia estarem os documentos em casa de certo tabelião aposentado. Acordando, quis comprovar se era certo e com efeito, lá estavam todos os documentos com os quais venceu a disputa judicial.

      O inconsciente, excitado pelo perigo de perder o terreno, encontrou a lembrança arquivada e manifestou em sonhos que o pai tinha falado no assunto. Em sonhos o caso é dramatizado com detalhes, como se tratando de muma aparição.

      Deve-se destacar a sensação de absoluta independência entre consciente e inconsciente. Esta sensação de estranheza, de modo especial, em épocas antigas levou muitas pessoas a pensarem que alguns sonhos eram mensagens do "além".(oniromancia)

     Em geral, todas as manifestações do inconsciente se prestam a superstições.Podem produzir resultados tão extraordinários, de aparência tão completamente nova, de origem tão inconsciente, como funcionamento em plena independência da vontade, que facilmente serão tomados como comunicações do além ou de seres superiores, dependendo da crença.

      Pessoas perfeitamente normais e sadias, ao menos em aparencia, pelo simples fato de entregar-se às práticas mediúnicas, podem romper facilmente o seu equilíbrio psíquico e dar lugar a uma atividade automática. Os resultados do automatismo simulam de uma maneira perfeita, comunicações do além, não sendo na realidade nada mais do que resultados do funcionamento inconsciente das faculdades humanas.

Oscar G. Quevedo S.J. -Livro "A Face Oculta da Mente"- Ed. Loyola

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